Atendimento (54)3343-3668

Notícias

23/03/2020

COMUNICADO AMUNOR

 

  Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense – AMUNOR, em reunida extraordinariamente e pela web na manhã dessa segunda feira dia 23 de março de 2020, deliberou sobre alguns assuntos os quais passamos a proposições:

01) A AMUNOR, sugere que os municípios implantem MONITORAMENTO DE ENTRADA DE SUAS CIDADES.

            O objetivo dessa atitude visa o controle de quem entra e sai em seu perímetro urbano. Se possível verificar se as pessoas que estão acessando a cidade estão em boa situação de saúde, principalmente se não estão gripadas ou com febre.

            O monitoramento deve ser feito das 7:00 horas da manhã até as 22 horas.

            Utilizar para essa atividade, servidores municipais, bombeiros, voluntários, brigada militar e polícia civil.

02) A AMUNOR, propõe que os municípios fiscalizem o TRANSPORTE DE TRABALHADORES POR ÔNIBUS:

            O objetivo dessa ação está na verificação do cumprimento do Decreto Estadual que regula o transporte de pessoas em destinos intermunicipais.

03) A AMUNOR, propõe que os municípios alterem seus decretos municipais no que tange ao atendimento ao público pelas - AGENCIAS BANCARIAS:

            Recomendar as agências bancárias, que somente libere as pessoas ao atendimento por caixa eletrônico nas agências.

            O atendimento pessoal deve ser orientado a ser cancelado;

            Demais instituições financeiras devem adotar medidas de controle ao fluxo de pessoas em seus estabelecimentos.

04) A AMUNOR, propõe que os municípios estabeleçam medidas de retomada da INDUSTRIA, COMÉRCIO e PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS após o termino do decreto municipal:

            Ultrapassado o período do decreto municipal que determina o fechamento do comercio e alguns setores da indústria, é necessário a retomada do setor. Para tanto é necessária campanha de conscientização junto ao comercio local, prestação de serviços e indústria para adoção de práticas de prevenção a epidemia do Coronavirus.

Medidas como o controle de entrada de pessoas no estabelecimento, higienização, ventilação de ambiente, utilização de EPIs por funcionários, devem ser sugeridas.

Orientar comercio a atender com número máximo dentro do estabelecimento.

            Industria adotar protocolo de descontaminação, rotatividade, alternância de horário para evitar aglomerações, utilização de EPIs pelos colaboradores.

05) A AMUNOR, propõe que os municípios estabeleçam medidas de retomada dos SERVIÇOS PUBLICOS após o termino do decreto municipal:

Ultrapassado o período do decreto municipal que determina o fechamento dos setores públicos, é necessário a retomada. Para tanto é necessária campanha de conscientização junto aos servidores municipais para adoção de práticas de prevenção a epidemia do Coronavirus.

            Medidas como o controle de entrada de pessoas no estabelecimento, higienização, ventilação de ambiente, utilização de EPIs por servidores, devem ser sugeridas.

Orientar aos servidores que atendem ao púbico para definir número máximo de pessoas dentro da repartição.

            Adotar protocolo de descontaminação, alternância de horário para evitar aglomerações, utilização de EPIs pelos servidores.

            Setores públicos que podem atender via internet ou telefone deve priorizar atendimentos por esses canais.

06) A AMUNOR, sugere aos PREFEITOS COM IDADE ACIMA DE 60 ANOS, que redobrem os cuidados, mas não se afastem de seus compromissos.

            Solicitem aos seus Vices Prefeitos e Secretários que façam o atendimento mais relacionado ao público em geral.

            O prefeito deve ser protegido e preservado para decisões macros, somente participar de reunião via web e não se afastar do município enquanto perdurar o período definido pelas autoridades de saúde.

Esse documento tem o objetivo de subsidiar os municípios em suas tomadas de decisões.

FELIPPE JUNIOR RIETH

Presidente da AMUNOR

Prefeito Municipal de Capão Bonito do Sul

Municípios da Região Nordeste