Atendimento (54)3343-3668

Notícias

12/03/2019

Amunor realiza troca de diretoria

A prefeita de Santa Cecília do Sul, Jusene Peruzzo, passou a presidência da associação para o prefeito de Sananduva, Leomar Foscarini

 

            A 1ª mulher a assumir a presidência da  Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense (Amunor) em 56 anos de história, Jusene Consoladora Peruzzo, atual prefeita do município de Santa Cecília do Sul, encerrou o seu mandato frente a associação, no último dia 11 de março em Reunião Ordinária. A reunião ocorreu na sede da Amunor em Sananduva.

            Jusene passou a presidência para o prefeito de Sananduva, Leomar José Foscarini, que também é o atual presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Nordeste (Cirenor). A escolha de Leomar, se deu por consenso dos 19 prefeitos que compõem a entidade.

A ex-presidente, se colocou à disposição de Foscarini, para o andamento e continuidade dos trabalhos da Amunor e disse que confia no trabalho e competência de seu sucessor. Em seu discurso Jusene também pediu atenção especial ao projeto de sua iniciativa “As Rosas Falam”, solicitando que o mesmo tenha continuidade, já que obteve bons resultados e envolveu de forma geral as primeiras e segundas damas dos 19 municípios de abrangência da associação. Para finalizar sua explanação, Jusene disse que fez durante a sua gestão como presidente, tudo o que esteve ao seu alcance e agradeceu a oportunidade que recebeu de seus colegas prefeitos, para ser a 1ª mulher a conduzir a entidade.

Assim que assumiu a presidência, Leomar Foscarini, disse estar contente com o novo compromisso, não por vaidade, mas sim, pela oportunidade de contribuir com a entidade e também de elevar o nome de Sananduva, já que o município, esteve uma única vez frente aos trabalhos da Amunor, por meio da presidência do então prefeito Osvaldo Camozzato, há 34 anos atrás. Kiki como é popularmente conhecido, garantiu que dará continuidade aos trabalhos da associação e afirmou que sua linha de trabalho “será aquela que todos os prefeitos decidirem”, destacou ainda  que sua gestão será de tranquilidade e respeito.

Como última ação da presidente, antes da troca de diretoria, Jusene, juntamente com os demais prefeitos, homenagearam os ex-presidentes da Amunor, com a implantação da galeria de fotos dos prefeitos que passaram pelo comando da entidade nos 36 anos de sua existência. Homenageados e representantes de passados presidentes, estiveram presentes na reunião, e falaram brevemente sobre a história da associação e também parabenizaram a iniciativa de homenagear e resgatar a história da entidade.

Na pauta da reunião também constava a apresentação das demonstrações contábeis da associação referente ao ano de 2018 e orçamento para 2019.

Estiveram presentes na reunião a prefeita de Santa Cecília do Sul, Jusene Consoladora Peruzzo; o prefeito de Sananduva, Leomar José Foscarini; o prefeito de Paim Filho, Ediomar Brezolin; o prefeito de Cacique Doble, Edivan Fortuna; o prefeito de São José do Ouro, Antônio José Bianchin; o prefeito de Capão Bonito do Sul, Felippe Junior Rieth; Gustavo José Bonotto, Lagoa Vermelha; o prefeito de Tapejara, Vilmar Merotto; o prefeito de Caseiros, Leo César Tessaro; o prefeito de Barracão, Adir Zanella da Silva; o prefeito de Água Santa, Jacir Miorando; o vice-prefeito de Tupanci do Sul, Roberto Balzan; o vice-prefeito de Ibiraiaras, Jhones Vuelma; o vice-prefeito de Maximiliano de Almeida, Mauro Rodrigues Branco e o Secretário Municipal da Finanças de Machadinho, Renato Darci de Oliveira.

Prestigiaram a reunião ainda, o presidente do Corede Nordeste, Ulisses Cechin; o deputado Estadual, Ederildo Paparico Bachi, que também é ex- presidente da Amunor; presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Sananduva, Eliane Mezadri; vice-prefeito de Sananduva, Loevir Benedetti; a primeira-dama de Sananduva, Maria Lúcia Tonial Foscarini; secretários, assessores, primeiras e segundas damas e colaboradores da Amunor e Cirenor.

 

Nova Diretoria

Presidente - Prefeito de Sananduva - Leomar José Foscarini;

1° vice-presidente - prefeito de Capão Bonito do Sul - Felippe Junior Rieth;

2° vice-presidente - prefeito de Água Santa - Jacir Miorando;

1ª secretária - prefeita de Santa Cecília do Sul - Jusene Consoladora Peruzzo;

2ª secretária - prefeita de Ibiraiaras - Ivete Beatriz Zamarchi Luchezi;

1° tesoureiro - prefeito de Caseiros - Leo César Tessaro;

2° tesoureiro - prefeito de Santo Expedito do Sul - Amarildo Negrini;

Conselho fiscal (efetivos e suplentes): prefeito de Ibiaçá - Claudiomiro Fracasso; Antônio José Biachin - prefeito de São José do Ouro; prefeito de Machadinho - Alcir Grizon; prefeito de Tupanci do Sul - Clodomar Fermino Soares.

 

Cirenor

O Consórcio Intermunicipal da Região Nordeste (Cirenor), realizou durante a Reunião da Amunor a sua Assembleia Ordinária, tendo em pauta a apresentação da situação do projeto da Usina Asfáltica; panorama da compra de medicamentos; relatório sobre o projeto da Defesa Civil; reajuste salarial dos colaboradores; orientações do TCE e assuntos gerais.

A assembleia foi conduzida pelo diretor executivo do Cirenor Ilton Nunes dos Santos e pelo presidente Leomar Foscarini.

Entre os assuntos pautados, os prefeitos aprovaram o novo reajuste dos colaboradores. A porcentagem foi definida através da média de aumentos dos municípios, ficando em 4%.

 

Ex-presidentes

Cerci Andreani - prefeito São José do Ouro - Fundador da Amunor - 1962-1963;

Manuel Vieira da Fonseca - prefeito de Lagoa Vermelha - 1969-1970;

Otacílio Rech - prefeito de Vacaria - 1971-1972;

Milton José Stella - prefeito de Lagoa Vermelha- 1973;

Soni Peruzzolo - prefeito de Cacique Doble - 1974;

Irineu Nery da Luz - prefeito de Esmeralda - 1975;

Osvaldo Pedro Camozzato - prefeito de Sananduva - 1976-1983-1984-1985;

Luiz Sgarbi da Fonseca - prefeito de Bom Jesus - 1977;

Valdir Ventura - prefeito de Machadinho - 1978-1979-1980-1981-1989;

Egídio Paggiarin - prefeito de Ibiraiaras - 1982;

Marcos Palombini - prefeito de Vacaria - 1986-1987;

Darci Gelain - prefeito de São José do Ouro - 1988;

Bomfilio Seben - prefeito de Tapejara - 1990;

Helio Durigon - prefeito de Ibiaçá - 1991;

Alevino Refosco - prefeito de Paim Filho - 1992;

Leopoldo Lopes Pereira - prefeito de Barracão - 1993;

Vitor Hugo Bérgamo - prefeito de São José do Ouro - 1994;

Gilberto Borgo - prefeito de Tapejara - 1995;

Ferdinando Dallagnol - prefeito de Ibiraiaras - 1996;

Rogério Antônio Coser - prefeito de Água Santa - 1997-1998;

Gilmar Sossela - prefeito de Tapejara - 1999-2001-2002-2003-2004;

Paulo Moisés de Andrade - prefeito de Lagoa Vermelha - 2000;

João Rudemar da Costa - prefeito de Ibiaçá - 2005;

Juliano Favaretto - prefeito de Água Santa - 2006;

Juliano Girardi - prefeito de Tapejara - 2007;

Adir Reginato - prefeito de Cacique Doble - 2008;

Moisés Dametto - prefeito de Vila Lângaro - 2009;

Pedro Fernando Grassi - prefeito de São José do Ouro - 2010;

Ederildo Paparico Bachi - prefeito de São João da Urtiga - 2011;

Jacir Luiz Slongo - prefeito de Santo Expedito do Sul - 2012;

Seger Menegaz - Prefeito de Tapejara - 2013;

Ulisses Cechin - prefeito de Ibiaçá - 2014;

Getúlio Cerioli - prefeito de Lagoa Vermelha - 2015;

Elton Dal Moro - Prefeito de Paim Filho - 2016;

Jacir Miorando - prefeito de Água Santa - 2017;

Jusene Consoladora Peruzzo - prefeita de Santa Cecília do Sul - 2018.

 

Jusene fala sobre sua gestão frente a Amunor

            Hoje somos 34 prefeitas eleitas no Estado e ainda é muito tímida a participação das mulheres na política. Embora tenhamos obtido grandes avanços, ainda é necessário percorremos um longo caminho para atingirmos a igualdade nas conquistas dos espaços políticos. Foi com esse pensamento que lancei minha candidatura à presidência da Amunor. Me elegi presidente da associação para um mandato de um ano, que iniciou em 2018.

            O meu principal objetivo foi conquistar esse espaço de representação perante os municípios para aumentar a representatividade feminina na nossa região e para colocar em evidência projetos importantes que irão fortalecer a região Nordeste e estimular o desenvolvimento dos 19 municípios que compõem a associação.

            Implantamos uma gestão propositiva, baseada na apresentação de inúmeros projetos, os quais designamos aos colegas para que  juntos déssemos andamento às propostas. Nossas propostas buscaram discutir os pontos cruciais para os municípios, como segurança pública, saúde, infraestrutura e recursos financeiros. A sensação de bem-estar do cidadão acontece no município onde ele mora, no seu cotidiano. De nada adiantará o país ser a 7ª economia mundial se esta riqueza não chegar ao cidadão, aos municípios para atendê-lo nas suas demandas rotineiras na saúde, na educação, na segurança, nos serviços assistenciais, na limpeza urbana, na mobilidade, nas obras de infraestrutura urbana, no abastecimento de água, de iluminação, e assimo por diante.

            Dessa forma, realizamos várias audiências com o Governo do Estado e com as principais lideranças políticas e representantes regionais para viabilizar as melhorias necessárias para a população dos nossos municípios. Na área da segurança pública nos dedicamos a buscar mais efetivo e estrutura para a Brigada Militar. Na área de infraestrutura e logística, realizamos diversas audiências com o ex-governador Sartori e com o atual governador do Estado, Eduardo Leite, solicitando asfaltamento nos municípios que ainda não possuem acesso asfáltico, além de obras em vias estratégicas para a região. Na área do turismo, reativamos o grupo de trabalho da Rota das Araucárias, buscando implementar a rota turística na região.

            A frente da Amunor promovemos o 1° painel de debate com os pré-candidatos a governo do Estado, uma oportunidade de ouvir as propostas dos possíveis candidatos, além de reivindicar o atendimento às demandas urgentes da nossa região. Buscamos, juntamente com os demais colegas, fortalecer o vínculo com o governo estadual aproximando os prefeitos e futuro governador.

            Nesta gestão também realizamos um trabalho voltado a valorização da mulher e de incentivo à participação política. Nesse sentido, desenvolvemos o projeto “As Rosas Falam” que tem como objetivo desenvolver atividades junto às primeiras-damas da Amunor, para que estas desenvolvam em seus municípios e na região ações para valorização das mulheres buscando desenvolvimento humano, intelectual e político.

            Além disso, aprovamos em reunião plenária da Amunor a instalação do gabinete da primeira-dama nas prefeituras municipais sendo que caberá a cada prefeito, conforme seu entendimento, implantar esta ação. Acredito que instituir o Gabinete da primeira-dama é de fundamental importância para que as primeiras-damas da região tenham um espaço próprio para desenvolver projetos e ações que aproximem o executivo da comunidade.

Quero também destacar que neste ano de atuação como Presidente da associação, busquei fortalecer ainda mais a  Amunor e todos os municípios integrantes. Somos uma região forte, empreendedora e com pessoas que tem visão de futuro e capacidade de inovação e crescimento e é nosso dever, como gestores, dar oportunidades para que o desenvolvimento aconteça.  

 

Bibiana Zaparolli

Jornalista – MTE 0017477/RS

 

Municípios da Região Nordeste