Atendimento (54)3343-3668

Notícias

30/07/2018

Reunião mensal da Amunor recebeu Coordenador Regional da Defesa Civil do RS

Na tarde desta sexta (27/07), nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Sananduva, aconteceu a reunião ordinária da Amunor (Associação dos Municípios da Região Nordeste Riograndense).

Sob o comando da prefeita de Santa Cecília do Sul, Jusene Consoladora Peruzzo, que preside a entidade, o encontro contou com a participação do Major Ricardo Mattei, responsável pela Coordenadoria Regional da Defesa Civil 02, com sede em Passo Fundo, responsável por 76 municípios  da região.

Em sua explanação, além de falar sobre as atividades e atribuições da Defesa Civil, o Major Mattei falou sobre o "Protocolo de Internações Entre os Municípios para Fins de Cooperação Mútua em Casos de Resposta em Ajuda Humanitária", convênio este que visa a integração de municípios em casos de catástrofes e acidentes de grandes proporções.

Em resumo, a ideia é a criação de um fundo para aquisição de materiais (lona, telhas, etc.) para futuros acontecimentos, uma espécie de seguro, para ser utilizado imediatamente após os episódios e que seria reposto pela Defesa Civil posteriormente.

“Não temos a cultura da prevenção. Queremos que os prefeitos tenham proximidade com a Defesa Civil”, afirmou o Major Mattei.

Segundo a presidente, ninguém está livre de eventos naturais graves como os que acometeram nossa região, mas com certeza a união de todos torna mais fácil a organização das ações necessárias nas dificuldades.

“Temos preocupação pelo convênio, nos preocupamos porque a maior carga fica com os municípios, não queremos que os governos federal e estadual se omitam de suas obrigações”, ressaltou a presidente e prefeita Jussene.

Na pauta também estiveram os debates sobre a aplicação do BTI (para o controle do borrachudo), a previsão orçamentária da implantação do Gabinete das Primeiras Damas, a oferta de cursos sobre o E-social e assuntos gerais.

Estiveram presentes na reunião os prefeitos Jacir Miorando de Água Santa, Aldir Zanella da Silva de Barracão, Felippe Junior Rieth de Capão Bonito do Sul, Léo Cesar Tessaro de Caseiros, Claudiomiro Fracasso de Ibiaçá, Ivete Beatriz Zamarchi Luchezi de Ibiraiaras, Hamilton Lauer Centeleghe de Machadinho, Dirlei Bernardi de Maximiliano de Almeida, Jussene Consoladora Peruzzo de Santa Cecília do Sul e Leomar Foscarini de Sananduva. E os vice-prefeitos Luiz Ângelo Deon de Cacique Doble, Gilmar de Campos de Paim Filho, Valente Gelain de São José do Ouro, Alceu Foiatto de São João da Urtiga, Marcos Davi Bacega de Tapejara e Roberto Balzan de Tupanci do Sul.

Texto e Fotos

Juliana Dametto - Jornalista RP15.932

Pita Branco – Jornalista RP15.931

Jornal Anota Tapejara

Municípios da Região Nordeste