Atendimento (54)3343-3668

Notícias

07/06/2016

Carta AMUNOR 2016

Carta AMUNOR 2016

A AMUNOR – Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense vem a público manifestar, conforme determinou a assembleia dos prefeitos(as) de 27 de maio, sua preocupação com a situação econômica a qual passa o Estado do RS e do País.

Esclarece a população que essas dificuldades afetam os serviços básicos que são o foco da administração pública municipal, ou seja, serviços que atendem aos interesses da população nas áreas de educação, saúde, assistência sócia, transporte e agricultura.

Nesse período que nos encontramos é de fundamental importância que os gestores municipais entendam que para ultrapassarmos a crise, precisamos ter cautela nos gastos para que no final do período anual não venham a ser surpreendidos por dificuldades em acertos de contas conforme determina a lei.

Salientamos aqui a importância da compreensão dos munícipes que devido à crise que atinge o País bem como nosso Estado, enfrentamos atrasos dos repasses de recursos, dificultando assim a administração de nossos municípios.

Diante dos fatos expostos salientamos aqui a importância de cada cidadão(ã) em preservar, conservar e manter o que é patrimônio público, ou seja, o que é de todos nós. Assim estaremos contribuindo neste momento de dificuldades com nossos Municípios.

A AMUNOR sugere que se verifiquem a possibilidade de revisão de contratos e negociação de índice de correção dos que tenham necessidade de manutenção.

Sugere medida de controle quando o assunto for horas extras e funções gratificadas.

Sugere controle de gastos com telefone, água e luz;

Sugere redução de viagens, diárias e despesas em trânsito;

A população deve ser informada sempre que possível da dificuldade que os municípios se encontram, usando todos os veículos de comunicação disponíveis.

A população também precisa entender que a crise que afeta o Estado e o País repercute no município e as fontes de recursos municipais são em virtude do pacto federativo as menores na divisão do bolo tributário.

Os municípios e a população precisam nesse momento de apoio mútuo entre as partes, e a população precisa entender que determinados serviços poderão ser afetados para que outros serviços de maior importância possam ser mantidos.

A AMUNOR entende que a situação a que nos encontramos será por um determinado período de tempo, mas esse período será menor ou maior se cada um fizer sua parte na tentativa de um gasto eficiente e eficaz.

Municípios da Região Nordeste