Atendimento (54)3343-3668

Notícias

09/03/2016

Sonho realizado: Ibiraiaras inaugura Parque de Eventos

Ibiraiaras realizou a inauguração do novo Parque de Eventos e da Cancha de Laço no último final de semana (27 e 28/02).

O Parque de Eventos no município era desejo dos munícipes há quase 40 anos. As competições de torneio de laços eram realizadas até então, num parque de propriedade particular.

As obras do Parque e Cancha de Laço iniciaram em novembro de 2015, e no último final semana foi realizada a inauguração com competições de provas de laço e demonstrações de gineteadas.

No sábado (27) pela manhã, Piquetes e entidades tradicionalistas do município e da região, começaram a se instalar e realizar as inscrições, para as diversas modalidades de laço e vaca parada.

Autoridades municipais e os Piquetes de Laçadores do município - organizadores do evento - realizaram a abertura das competições participando das provas de laço. O primeiro a laçar foi o prefeito Douglas Rossoni, cumprindo o compromisso com a equipe, sua armada foi boa. Em seguida, representantes do vice-prefeito e vereadores, bem como dos piquetes também participaram das provas.

As disputas seguiram durante todo o dia, e nem mesmo a chuva impediu que as competições continuassem. A abertura oficial do evento foi realizada às 18h com a presença de autoridades municipais (prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores), Vice-presidente da Câmara de Vereadores Acelso Capellari, Deputado Estadual Ronaldo Santini, Patrão do CTG Fogo de Chão Elói Capellari, Coordenador Adjunto da 8ª Região Tradicionalista Carlos Moraes, representantes dos Piquetes Vô Nelson, Família Rodrigues e Pelego Preto e demais público presente.

Após a execução do Hino Rio Grandense foram realizados os pronunciamentos de algumas autoridades presentes. O Deputado Santini destacou a importância de manter viva o tradicionalismo gaúcho. “Quem investe em tradicionalismo ajuda a manter viva, não só a cultura de nosso povo, mas sim ajuda a manter unidas as famílias, o respeito dos pais pelos filhos e das crianças pelos animais. O combate pela drogatização, pois na cancha de laço, a única erva que as crianças e jovens conhecem é a erva que ceva o mate do chimarrão que a gente bebe. O pó e a pedra que rola aqui em cima é pó das patas do cavalo quando ele sai e corre para laçar a ‘rês’. Isso é o que nos matêm vivo e mantém viva a tradição gaúcha”, enfatizou Santini.

O Prefeito Douglas Rossoni ressaltou os benefícios que o novo Parque de Eventos irá proporcionar aos moradores do município, lembrando do quanto estava sendo desejada e esperada a concretização da obra. “O Parque de Eventos é uma reivindicação e um sonho que há muito tempo nossos tradicionalistas e toda comunidade vem esperando. O parque servirá para muitas atividades que serão realizadas aqui em nosso município. Nesta primeira etapa estamos realizando o sonho de gerações. A alegria e satisfação é visível nos pioneiros, até naqueles que nem laçam mais e nos apaixonados por esta lida campeira, assim como os apreciadores e espectadores de eventos como este”, ressalta.

Rossoni destacou ainda, que o objetivo da Administração Municipal é ouvir e fazer a vontade da população, seja na venda de um bem público, seja na distribuição de recursos públicos por meio da Consulta Popular Orçamentária ou na construção da cancha de laço. “O político tem vontades e tem projetos, porém, estes têm que ser compatíveis com os interesses do cidadão. Se não for assim, suas atitudes tem o vício de agradar somente os corelegionários e parceiros. Em tempos de vacas magras, entendemos o quão comprometido, capaz deve ser o administrador e legislador. Deve-se ter a consciência e o respeito com dinheiro público, sabendo onde é necessário investir”, afirma.

O prefeito agradeceu ainda, todos os que participaram e contribuíram para a concretização da cancha de laço e organização do evento.

Em seguida o prefeito entregou uma pequena lembrança às pessoas que participaram, ajudaram e/ou apoiaram para que a Cancha de Laço e o evento pudesse se realizar, bem como os primeiros incentivadores no tradicionalismo gaúcho do município. Um dos pioneiros foi seu Levi Gomes Ribeiro, com 87 anos de idade, que se emocionou ao receber a homenagem.

A oração da Ave-Maria foi realizada logo após pelo narrador de rodeios Marcos Bergamin. O desfile em cancha com a imagem de Nossa Senhora Aparecida pelos cavalarianos não pode ser realizada em cancha naquele momento devido a forte chuva.

Na sequência, mesmo com a chuva e a pista encharcada, foram realizadas as demonstrações de gineteadas.

Já no domingo (28) o tempo colaborou e a continuação das provas iniciaram cedo. O público pode prestigiar de perto todas as competições, bem como aqueles estavam acampando ou apenas assistindo as provas de laço. Ao meio foi servido um suculento churrasco. Diversas famílias aproveitaram o dia ensolarado para almoçar no Parque e saborear, também, um chimarrão.

À tarde muitas pessoas prestigiaram as gineteadas. Antes disso, todos os cavalarianos entraram na pista com a imagem de Nossa Senhora Aparecida em oração e devoção a Padroeira e protetora dos peões.

As competições do laço seguiram até a noite, depois das gineteadas. Também foi realizado o sorteio de uma rifa, no qual o prêmio era um automóvel Golf. O ganhador foi Vilmar Lunelli, morador do próprio município. Segundo a organização do evento, aproximadamente 2.500 pessoas visitaram o Parque de Eventos.

Acesse nossa rede social e confira todas as fotos.

Municípios da Região Nordeste