Atendimento (54)3343-3668

Notícias

25/09/2015

União de prefeitos da Amunor demonstra a força da solidariedade municipalista

A necessidade de elaborar um novo Pacto Federativo, que traga uma divisão mais justa dos recursos partilhados entre União, que atualmente fica com a maior fatia, 57%; os estados recebem 25% e aos municípios que restam apenas 17% do chamado bolo tributário. Esse foi um dos principais motivos que levaram dezenas de representantes de 18 municípios – entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários e servidores municipais de toda a região -, a se reunirem no final da manhã desta sexta-feira (25) na BR 285, no trevo de principal acesso ao município de Lagoa Vermelha.

A concentração liderada pelo prefeito anfitrião, Getulio Cerioli, fez parte da ação organizada pela Associação dos Municípios do Nordeste Riograndense (Amunor), que ele preside, em apoio ao protesto idealizado pela Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e Confederação Nacional dos Municípios (CNM), denominado Movimento do Bolo.

A crise financeira enfrentada pela União e pelo Estado também impacta nos municípios. De acordo com uma pesquisa da Famurs, neste ano, as prefeituras deixarão de receber quase R$ 800 milhões. No entanto, os custos de energia elétrica, dos serviços gerais e dos combustíveis continuam aumentando. Os dados também mostram que sem dinheiro, muitas prefeituras adotam medidas drásticas como turno único, corte de salários e demissão de funcionários para economizar recursos.

Para o prefeito Getulio Cerioli, a mobilização serviu para mostrar a unidade do pensamento dos prefeitos no sentido da mudança dessa distribuição do bolo tributário. “Nossa ação foi muito positiva, com adesão total dos municípios da região e também na conscientização de funcionários públicos diante da atual realidade das prefeituras”, destaca.

A manifestação da Amunor se caracterizou por um movimento pacífico e sem bloqueio do trânsito, o que foi muito elogiado pelos motoristas. Os próprios gestores municipais fizeram questão de distribuir panfletos explicando os motivos da ação, e mesmo que por poucos segundos, aproveitaram para trocar algumas palavras na passagem dos condutores de veículos.

Por Gustavo Oliveira - MTB 17.822

Assessoria de Comunicação Social

Prefeitura de Lagoa Vermelha

Municípios da Região Nordeste