Atendimento (54)3343-3668

Notícias

12/02/2016

Famurs orienta municípios sobre Dia de Combate ao Aedes aegypti

A Famurs orientou, nesta quarta-feira (10/02), os secretários municipais de saúde sobre o Dia Nacional de Luta contra o mosquito Aedes aegypti, que será promovido no dia 13 de fevereiro (sábado). No Rio Grande do Sul, a ação contará com a participação de 60 mil profissionais. Eles visitarão residências para passar orientações e verificar possíveis locais com água parada. Além disso, será realizado um mutirão de limpeza de áreas públicas e tratamento de resíduos. “A Famurs está empenhada em mobilizar o maior número de pessoas. O Aedes transmiti dengue, zika e chikungunya. Conter os focos do mosquito é uma luta de todos”, defende o assessor da Área Técnica de Saúde da Federação, Paulo Azeredo.

Na sexta-feira (05/02), o Secretário da Saúde do RS, João Gabbardo dos Reis, confirmou o primeiro caso importado de zika vírus no Rio Grande do Sul. Uma mulher de 30 anos contraiu o vírus em viagem ao Mato Grosso.

 

Ações que a Secretaria da Saúde do RS sugere que os municípios desenvolvam em 13 de fevereiro.

 - Envolvimento da comunidade.
- Disponibilização dos equipamentos (carros, caminhões, tratores, etc) das secretarias municipais.
- Realização de visitas domiciliares para ações educativas e de identificação e controle de focos, com apoio dos militares, especialmente nos municípios sede de quartéis e do entorno.
- Revisão dos prédios públicos para identificação e controle dos focos.
- Mutirões de limpeza nas áreas públicas e outros locais de acúmulo de lixo e materiais inservíveis.
- Parcerias com organizações governamentais e não governamentais (CDL, Lions, Rotary, associações comunitárias, paróquias, etc).
- Ações educativas em locais com maior visibilidade (atividades lúdicas, peças de teatro, distribuição de material impresso, adesivos, faixas, carro de som, etc) e/ou em eventos como jogos esportivos, religiosos, educativos e outros.
- Ações de comunicação envolvendo a mídia local, especialmente as rádios.  

Fonte: Assessoria de Comunicação da Famurs

Municípios da Região Nordeste